sexta-feira, 15 de abril de 2011

eras do muay thai.

Muay Thai na Era Sukhothai




A capital da Tailândia se situava em Sukhothai por volta do ano 1781-1951 do calendário budista(1238-1408 D.C.). Inscrições em colunas de pedra em Sukhotai indicam que ela travava constantes batalhas com seus vizinhos. Conseqüentemente, a cidade tinha que instilar em seus soldados conhecimentos e perícias sobre o uso de armas como espadas e lanças, e também como utilizar o corpo como uma arma em situações de combate corpo-a-corpo desarmado. Golpes como chutes, joelhadas, socos e cotoveladas eram então desenvolvidas. Durante os períodos de paz, os jovens do sexo masculino em Sukhothai praticavam Muay Thai para construção do caráter e melhorar as suas habilidades de auto-defesa. Estas habilidades poderiam servi-los bem durante seu tempo no exército então a pratica do Muay Thai tornou-se um bom costume. Centros de treinamento de Muay Thai cresceram ao redor da cidade, por exemplo, o Centro de Treinamento Samakorn em Lopburi. Alguns situavam-se em áreas de templos onde os monges atuavam duplamente como instrutores

Durante esse período, o Muay Thai foi considerado como uma arte elevada e passada como parte do currículo da realeza. Tinha como intento tornar bons e bravos guerreiros com ótima forma física em grandes e bravos governantes. O primeiro Rei de Sukhothai, Phokhun Sri In Tharatit, acreditava tanto nos benefícios do Muay Thai que mandou seus dois filhos para treinar no Centro de Treinamento Samakorn para prepara-los para tomar posse do trono. Em 1818-1860 do calendário budista(1275-1317 D.C. Phokhun Ram Khamhaeng escreveu um tratado sobre guerra na qual incluía o ensino do Muay Thai tal como de outras técnicas de luta.


Muay Thai na Era Krungsri Ayutthaya


A Era Ayutthaya durou de 1988-2310 do calendário budista (1445-1767 D.C.). Este período foi caracterizado por freqüentes guerras entre a Tailândia, Burma e Cambodia. Desse modo, jovens homens se preparavam desenvolvendo suas habilidades de auto-defesa. As técnicas eram ensinadas por mestres experientes. O treinamento era passado do Palácio Real para o público. O Centro de Treinamento de espada Phudaisawan era muito famoso naquela época, e possuía muitos pupilos/discípulos. Eles eram treinados com espadas de vime nas artes da luta com espadas e armas de haste. Eles também eram treinados para lutar desarmados e assim aprendiam técnicas de Muay Thai. Além de ensinar a lutar, os Centros de Treinamento também educavam seus discípulos em assuntos do dia-a-dia.


A Era do Rei Naresuan 2133 - 2147 no calendário budista (1590-1604 D.C.)


O Rei Naresuan teria convocado jovens de sua idade para treinar com ele. Eles eram treinados para serem guerreiros bravos e confiantes. Tinham que ser habilidosos com todas as armas e em boxe. O Rei Naresuan escolheu o Regimento de Patrulha para lutar em guerrilhas. Foi esse regimento de soldados que foram capazes de libertar a Tailândia de Burma durante aquela época.


A Era do Rei Narai 2147-2233 no calendário budista (1604-1690 D.C.)


Durante esse período a Tailândia viveu em paz e houve um grande desenvolvimento por todo o Reino. O Rei Narai patrocinava e promovia os esportes, especialmente o Muay Thai, que tornou-se um esporte profissional. Nessa época havia muitos Centros de Treinamento de boxe. O ringue de boxe era montado em praças regulares onde uma corda poderia ser deixada de forma a demarcar um quadrado para indicar a área de luta. Boxeadores enrolavam suas mãos com cordões que eram mergulhados em goma grossa ou alcatrão. Esta técnica era chamada de Kad-Chuck (enrolado com cordões) ou Muay Kad Chunck (boxear com mãos enroladas com cordões). Boxeadores usavam uma bandana, chamada de Mongkon, e um amuleto, ou pa-pra-jiat, amarrado em volta da parte superior de seus braços quando lutavam.

Boxeadores não lutavam de acordo com peso, altura ou idade. As regras eram simples: a luta durava até que houvesse um vencedor incontestável. Apostas acompanhavam as disputas. Vilas podiam eventualmente desafiar umas as outras para disputas de boxe e o boxe tornou-se uma das atividades principais das festas populares e festivais.


Rei Prachao Sua 2240 - 2252 no calendário budista (1697-1709 D.C.)


O Rei Prachao Sua, também conhecido como O Rei Tigre assim como Khun Luang Sorasak, amava Muay Thai de maneira especial. Uma vez ele foi, vestindo roupas simples, para um distrito chamado Tambol Talad-guad com quatro de seus guardas reais. Lá ele entrou em uma competição de boxe. O promotor do evento não reconheceu o Rei, mas sabia que o boxeador vinha de Ayutthaya. Ele deixou o Rei lutar contra excelentes lutadores da cidade de Wisetchaichan. Eram eles Nai Klan Madtai (punhos matadores), Nai Yai Madlek (punhos de ferro), e Nai Lek Madnak (punhos ou socos duros). O Rei Tigre venceu todas as três lutas. O Rei Prachao Sua também treinou seus dois filhos, Príncipe Petch e Príncipe Porn, no Muay Thai, em luta com espadas, e em luta livre.

No final do Período Ayutthaya, após a segunda derrota para Birma no ano de 2310 do calendário budista (1767 D.C.), havia um boxeador digno de nota.


Nai Khanomtom


Nai Khanonmtom foi um prisioneiro de guerra capturado belos Birmaneses quando Ayutthaya foi saqueada pela segunda vez no ano de 2310 do calendário budista (1767 D.C.). Em 2317 do calendário budista (1774 D.C.), o Rei Birmanes, Rei Angwa, quis realizar uma celebração para o Grande Pagoda em Rangoon. Lutas estavam envolvidas nas celebrações. Bons lutadores de Muay Thai foram chamados para lutar contra os lutadores Birmaneses. No dia 17 de março daquele ano, Nai Khanomtom lutou e derrotou 10 lutadores birmaneses sucessivamente sem descanso entre as lutas. Foi a primeira vez que o Muay Thai foi utilizado em competição fora da Tailândia. Pelo seu feito, Nai Khanomtom foi homenageado sendo chamado de o Pai do Muay Thai ou o Inventor do Muay Thai, e o dia 17 de março é agora considerado o Dia do Muay Thai.

Nenhum comentário:

Postar um comentário